11

11 filmes sobre autoconhecimento e desenvolvimento pessoal

É possível se descobrir ainda mais através da arte!

Histórias servem para fazer o ser humano refletir sobre inúmeras questões.

A partir das mudanças sofridas pelos personagens de narrativas nós podemos traçar paralelos com as nossas próprias vidas e questionar o quanto nos conhecemos. Isso vale, por exemplo, para qualquer filme.

Algumas películas, no entanto, vão direto ao ponto e utilizam o autoconhecimento como elemento principal.

Pensando nisso, listei 11 filmes sobre autoconhecimento e desenvolvimento pessoal para você assistir e embarcar em jornadas bem diferentes sobre os conflitos humanos internos e externos.

Antes do Amanhecer

antes-do-amanhecer-autoconhecimento

A Trilogia do Antes como um todo mostra como é possível nos conhecermos muito a partir de conversas e experiências com outras pessoas, mas o primeiro filme acaba sendo o mais simbólico. O clima romântico não é muito original, algo que não podemos dizer dos diálogos, que são extremamente profundos e reflexivos. Assistir Antes do Amanhecer é como explorar a novidade dentro de si a partir de Jesse, Céline e da cidade de Viena.

Ano de Lançamento: 1995

Direção: Richard Linklater

Onde Assistir: Telecine Play

Sinopse: Uma noite parece pouco tempo, mas é o bastante para Céline, uma estudante francesa de férias, e Jesse, um norte-americano em viagem pela Europa, trocarem ideias, fazerem confissões, descobrirem a paixão e prenderem a atenção do espectador com os seus diálogos e envolvimento. É num comboio, entre Budapeste (Hungria) e Viena (Áustria), que os dois se encontram pela primeira vez.

Cadê Você, Bernadette?

cade-voce-bernadette-autoconhecimento

A crise da meia-idade pode render questionamentos sobre o passado e também sobre quem você se tornou. Dirigido pelo mesmo cineasta de Antes do Amanhecer, Cadê Você, Bernadette? é ótimo para entendermos como, muitas vezes, as pessoas perdem suas identidades e seus talentos por conta da rotina e da opinião dos outros. E também como uma grande aventura pode trazer muitas novidades para o processo de desenvolvimento pessoal.

Ano de Lançamento: 2019

Direção: Richard Linklater

Onde Assistir: Telecine Play

Sinopse: Quando Bernadette Fox, uma mulher de Seattle que tem tudo, desaparece inesperadamente, a sua família parte numa aventura emocionante para resolver o mistério do seu paradeiro.

A Vida Secreta de Walter Mitty

a-vida-secreta-walter-mitty-autoconhecimento

Possivelmente você se acostumou a ver Ben Stiller em comédias bobas. Não é o caso de A Vida Secreta de Walter Mitty, um filme no qual podemos compreender a complexidade que é a timidez e como ela pode nos impedir de atingir nossos objetivos. Entretanto, não é preciso abrir mão dessa característica, basta identificá-la e controlá-la.

Ano de Lançamento: 2013

Direção: Ben Stiller

Onde Assistir: Telecine Play

Sinopse: Walter Mitty é o responsável pelo departamento de arquivo e revelação de fotografias da tradicional revista Life. Ele é um homem tímido, levando uma vida simples, perdido em seus sonhos. Ao receber um pacote com negativos do importante fotógrafo Sean O’Connell, ele percebe que está faltando uma foto. O problema é que trata-se justamente da foto escolhida para ser a capa da última edição da revista. É quando, Walter, com o apoio de Cheryl é obrigado a embarcar em uma verdadeira aventura.

Forrest Gump – O Contador de Histórias

Forrest_Gump_O_Contador_De_Historias_autoconhecimento

Forrest Gump é um dos melhores filmes dos anos 19990 (e da história do cinema) e ainda é uma verdadeira aula sobre o processo de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. O protagonista conta sua história sempre ressaltando tudo que passou e como os acontecimentos impactaram na vida dele. Sorte a nossa, pois nos emocionamos e nos divertimos muito com o filme. E saiba que o seu processo de autoconhecimento também pode ser assim!

Ano de Lançamento: 1994

Direção: Robert Zemeckis

Onde Assistir: Netflix / Globoplay / Amazon Prime Video / Telecine Play

Sinopse: Quarenta anos da história dos Estados Unidos vistos pelos olhos de Forrest Gump, um rapaz com QI abaixo da média e boas intenções. Por obra do acaso, ele participa de momentos cruciais como a Guerra do Vietname e Watergate, mas continua sempre a pensar no seu amor de infância, Jenny, e a manter o bom coração que sempre teve.

Capitão Fantástico

capitao-fantastico-autoconhecimento

As relações familiares impactam profundamente em quem nós somos, e Capitão Fantástico mostra como nossas vidas poderiam ser diferentes se valorizássemos mais a natureza, os seres vivos e as coisas simples da vida. Mas não é só isso. O filme mostra que podemos evoluir como pessoas, mesmo em ambientes incômodos e não muito agradáveis.

Ano de Lançamento: 2016

Direção: Matt Ross

Onde Assistir: Google Play

Sinopse: Ben é o pai de seis crianças pequenas, que decide fugir da civilização e criar os filhos nas florestas selvagens do Pacífico Norte. Ele passa os seus dias dando lições às crianças, ensinando-os a praticar esportes e a combater inimigos. Um dia, no entanto, Ben é forçado a deixar o local e retornar à vida na cidade. Começa o aprendizado do pai, que deve se acostumar à vida moderna.

Na Natureza Selvagem

natureza_selvagem_ autoconhecimento

Falar da relação entre autoconhecimento e cinema e não citar Na Natureza Selvagem é inimaginável. Isso porque é um filme literalmente sobre essa busca por quem somos ou quem queremos ser. E o melhor: é baseado em uma história real. A vida pode ser muito mais do que diplomas e conquistas materiais, e nós podemos ser muito mais do que nossas profissões. O nosso mundo interno, assim como o externo, é gigantesco e merece ser visto.

Ano de Lançamento: 2012

Direção: Sean Penn

Onde Assistir: Now

Sinopse: Na Natureza Selvagem é inspirado na história real de Christopher McCandless, um jovem rapaz que abandona sua vida de conforto para buscar a liberdade pelos caminhos do mundo, uma viagem que o leva ao Alasca selvagem e a um desafio supremo. Após concluir seu curso na Emory University, o brilhante aluno e atleta Christopher McCandless abre mão de tudo o que tem e de sua carreira promissora. O jovem doa todas as suas economias – cerca de US$ 24 mil – para caridade, coloca uma mochila nas costas e parte para o Alasca a fim de viver uma verdadeira aventura. Ao longo do caminho, Christopher se depara com uma série de personagens que irão moldar sua vida para sempre.

Meia-Noite em Paris

autoconhecimento-Meia-noite-em-Paris-Woody-Allen-em-Paris-dicas-de-viagem

Se você trabalha com criatividade já deve ter reparado que em épocas de bloqueio criativo nós costumamos ter também crises de identidade. Ao mesmo tempo, o ócio criativo pode estimular nossa imaginação e fazer com que a gente passe a se admirar. Está vivendo isso? Então Meia-noite em Paris é o filme ideal para você!

Ano de Lançamento: 2011

Direção: Woody Allen

Onde Assistir: Amazon Prime Video / HBO GO

Sinopse: Comédia de Woody Allen que decorre em Paris e conta a história de uma família que viaja até lá em negócios, e de um casal, prestes a casar, que durante a sua estadia vai viver um conjunto de experiências que lhes muda a vida. É ainda a história do amor de um jovem pela cidade de Paris, e da ilusão, que quase todos partilhamos, de que a vida dos outros é sempre melhor do que a nossa. Meia-Noite em Paris é o postal de namorados de Allen à cidade da Luz, uma cidade que ele coloca, em estima, ao nível de Nova Iorque.

O Curioso Caso de Benjamin Button

benjaminbutton-autoconhecimento

Viver é uma experiência de amadurecimento constante, e esse crescimento vem a partir do processo de autoconhecimento. Em O Curioso Caso de Benjamim Button nós temos discussões intensas sobre morte, envelhecimento e destino. Contudo, a principal lição é a de que nós devemos estimular nossas fraquezas e nossas qualidades, independentemente do tempo. Nunca é cedo ou tarde para aproveitar sua própria companhia!

Ano de Lançamento: 2008

Direção: David Fincher

Onde Assistir: Telecine Play

Sinopse: “Eu nasci sob circunstâncias pouco usuais”. É assim que começa “O Curioso Caso de Benjamin Button”, adaptado a partir da história de F. Scott Fitzgerald, sobre um homem que nasce com oitenta anos e regride na sua idade: um homem, como qualquer um de nós, que é incapaz de parar o tempo. O filme conta a história de Benjamin e da sua “viagem” fora do comum, das pessoas e lugares que descobre ao longo do seu caminho, dos seus amores, das alegrias da vida e da tristeza da morte, e daquilo que dura para além do tempo.

Por Lugares Incríveis

PORLUGARESINCRIVEIS_autoconhecimento

Adolescentes costumam enfrentar problemas para se relacionarem uns com os outros. Por mais que tenham sonhos e desejos, muitas vezes são guiados apenas pelas opiniões de terceiros e acabam se limitando. Por Lugares Incríveis tenta mostrar como é possível criar elos (com você e com os outros) nessa fase da vida e, ainda assim, superar certos problemas de vida. E sim, também dá pra se apaixonar durante essa jornada!

Ano de Lançamento: 2020

Direção: Brett Halley

Onde Assistir: Netflix

Sinopse: Dois adolescentes lidam com problemas pessoais e criam uma forte ligação, enquanto embarcam numa viagem para documentar os locais mais deslumbrantes do Indiana.

UP: Altas Aventuras

UP-Altas-Aventuras-Pixar_autoconhecimento-

UP: Altas Aventuras é um dos melhores filmes da Pixar e uma verdadeira aula sobre autoconhecimento na terceira idade. O protagonista vive uma aventura como nunca havia vivido, mesmo já estando idoso, e também percebe que precisava de companheiros para estar mais feliz e completo. Vale a pena assistir e se emocionar!

Ano de Lançamento: 2009

Direção: Pete Docter

Onde Assistir: Disney Plus

Sinopse: Carl Fredricksen é um idoso que sempre viveu na mesma casa e mantém viva a memória da falecida mulher, Ellie. Mas o terreno da casa é cobiçado pelas imobiliárias e, após um mal-entendido, ele é forçado a ir para um asilo e vender a casa. Para o evitar, decide cumprir um sonho nunca realizado: viajar até às Cataratas do Paraíso, nas selvas da América do Sul… e vai levar tudo, incluindo a sua casa e Russell, um prestável mas indesejado escuteiro que só quer ganhar uma medalha por ajudar idosos.

Comer, Rezar, Amar

comer_rezar_amar_autoconhecimento

Viajar é um processo intenso de autoconhecimento, especialmente se você viajar sozinho. Os choques culturais, as pessoas e até as comidas típicas de cada lugar podem dizer muito sobre seus gostos e suas prioridades. Um filme que representa muito bem esse conceito é Comer, Rezar, Amar. Gosta de viajar para se conhecer ainda mais? Então dá o play nesse longa com a Julia Roberts e divirta-se!

Ano de Lançamento: 2010

Direção: Ryan Murphy

Onde Assistir: Netflix / Globoplay

Sinopse: Elizabeth descobre que sempre teve problemas nos seus relacionamentos amorosos. Um dia, ela larga tudo, marido, trabalho, amigos, decidida a viver novas experiências em lugares diferentes por um ano inteiro. E parte para a Índia, Itália e Bali, para se reencontrar numa grande viagem de auto conhecimento.

As Informações oficiais dos filmes (ano, direção, plataformas disponíveis e sinopse) foram retiradas do site JustWatch.

Acompanhe a MOVA

Quer mais dicas de autoconhecimento? Então siga a MOVA no Instagram para receber outros conteúdos sobre o tema!

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on print
Share on email