artigo_educacao

5 livros sobre criatividade e educação

Chegou a hora de ver o mundo e as escolas de uma forma inovadora

Discussões sobre novos caminhos para uma educação que envolva mais criatividade são recorrentes no mundo inteiro e são aprofundadas, normalmente, por especialistas, governantes e professores.

Entretanto, é importante também que a sociedade passe a conhecer novas metodologias e formas diferentes de enxergar escolas e universidades. Adultos, adolescentes e crianças precisam participar da discussão, mas para isso têm que descobrir novas possibilidades de aprendizado.

E a criatividade é fundamental nesse processo. Apesar de ser intrínseca aos seres humanos, é possível exercitá-la para que seja ampliada e mais usual, especialmente nos âmbitos educacionais.

Que tal começar a compreender isso com alguns dos especialistas mais apaixonados por essas temáticas?

Confira agora uma lista com cinco livros essenciais para quem deseja se tornar ainda mais criativo e repensar a educação pessoal ou escolar.

Já li todos e garanto que são experiências únicas e revolucionárias!

Escolas Criativas

Escolas Criativas - Livro Ken Robinson
Escolas Criativas – Ken Robinson

É impossível falar de criatividade e não citar Ken Robinson. O pesquisador ficou muito conhecido após um TED Talks no qual ele questiona se as escolas matam a criatividade. E algumas respostas você encontra no livro Escolas Criativas.

O livro foi feito para inspirar alunos, pais, gestores e professores no processo de reformulação do ensino, tendo a criatividade como base. A partir de depoimentos, pesquisas e histórias, Robinson apresenta reflexões que nos fazem repensar completamente os modelos educacionais com os quais estamos acostumados.

Você, seu Filho e a Escola: Trilhando o Caminho para a Melhor Educação  

Você, seu Filho e a Escola: Trilhando o Caminho para a Melhor Educação
Você, seu Filho e a Escola: Trilhando o Caminho para a Melhor Educação

Antes de avaliarmos as escolas, contudo, precisamos entender as próprias crianças. E Ken Robinson sabe disso, tanto que lançou Você, seu Filho e a Escola: Trilhando o Caminho para a Melhor Educação, um livro no qual ele conversou com diversas famílias para entender quais modelos de educação são bons para os alunos.

Uma obra para os pais entenderem os caminhos mais adequados para os filhos, visando uma vida feliz, produtiva e com formas diferentes de aprendizado.

Cinema e educação: Reflexões e experiências com professores e estudantes de educação básica, dentro e “fora” da escola

Cinema e Educação - Livro
Cinema e Educação

Cinema e Educação é um livro que surgiu a partir de uma pesquisa da Faculdade de Educação da UFRJ que pretendia mostrar como o cinema pode ser instrumento educativo e também ferramenta da imaginação cotidiana.

A arte estimula a criatividade, então precisa ser utilizada para desmascarar certos conservadorismos acadêmicos e reformular políticas públicas na educação. Essas e outras reflexões estão presentes nessa obra essencial para os dias de hoje (e também para dias futuros).

O Caminho do Artista

O caminho do artista
O Caminho do Artista

Por falar em arte, chegamos ao livro O Caminho do Artista. Julia Cameron compilou em menos de 300 páginas vários exercícios e algumas ferramentas para diminuir bloqueios criativos e recuperar sua autoconfiança inovadora.

E o livro tem aprovação até de um dos maiores cineastas de todos os tempos, Martin Scorsese:

“Este livro é uma ferramenta muito valiosa para quem deseja se conectar com a própria criatividade

Confiança Criativa

Confiança Criativa - Livro
Confiança Criativa

Os irmãos Kelley são alguns dos maiores especialistas em criatividade do mundo, e eles defendem a ideia de que todos podem ser extremamente criativos. Durante o livro, os dois mostram que a criatividade não é uma exclusividade de artistas e se transformou em algo essencial nos mercados profissionais e educacionais.

Confiança Criativa é uma obra que vai ajudar você a desenvolver seu potencial inovador visando também uma melhoria pessoal gigantesca, e tudo através de ótimas histórias e exercícios práticos. Afinal, criatividade e inovação são como os músculos: quanto mais você exercita, mais fortes eles ficam.

Gostou do tema?

Então siga a MOVA nos canais abaixo para receber mais conteúdos sobre infância, educação e autoconhecimento:

Instagram

Youtube

Facebook

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on print
Share on email